História

Freguesia de Tropeço

Tropeço situa-se a nove km da sede do concelho e é uma das 20 freguesias que integram o Município de Arouca. Geograficamente faz fronteira com o concelho de Castelo de Paiva. O seu Orago é Santa Maria ou Santa Marinha Chamou-se outrora freguesia de Oliveira Segundo a documentação estudada e na opinião de doutos etimologistas, a designação de Tropeço tem a ver com Trapete - que é relativo ao azeite e à sua produção.

No lugar de Cela da freguesia de Tropeço existiu uma ermida dedicada a S. João Baptista da qual D. Afonso Henriques com seu filho D. Sancho fez couto cm Março de 1171 ao abade Domingos e seus sucessores. O couto cobria parte das freguesias de Tropeço, Rossas, Chave e Mansores e tinha como limites Fontão, Longo. Corujeira, Faldreu, Zendo, Saril, Chave, Mansores, descendo depois até ao Arda. Determinou o rei que Pedro Gonçalves, então juiz de Arouca, fosse meter os respectivos marcos na companhia do referido abade Domingos.
A ermida e o couto, que aliás não teve longa duração, sofreram diversas vicissitudes. A certa altura surgiram demandas entre o Mosteiro de Paço de Sousa e o Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões sobre o padroado da ermida e seu Couto, bem como sobre diversos casais da Ribeira ("Riparia") e um da Lagoa. Para dirimirem a questão, foram nomeados juízes que sentenciaram pertencerem inteiramente a ermida com seu couto e os referidos casais ao mosteiro de Paço de Sousa. Este, por sua vez, comprometeu-se a entregar 400 libras ao Mosteiro de Lafões como indemnização pelas despesas das demandas. Em 4 de Junho de 1297, o bispo de Lamego e o abade de Paço de Sousa celebraram um contrato determinando que o pároco de Tropeço receba o dízimo, tanto dos prédios, como pessoais de três casais da Ribeira. "sitos no lugar de Cela de Arda" com a condição de administrar os sacramentos aos habitantes de Cela e da Ribeira ("Riparia") além de outros encargos. O Mosteiro de Paço de Sousa possuiria perpetuamente "Cela de Arda e todos os direitos assim temporais como espirituais, com excepção da visitação e correcção dos habitantes e dízimos dos casais sobreditos".

Perdura nos habitantes de Cela a tradição de que aqui existira uma igreja. Na sequência da antiga ermida e do culto a S. João Baptista encontra-se hoje a capela de S. João, não muito distante do centro do lugar de Cela.
© 2024 Junta de Freguesia de Tropeço
Política de privacidade

Terminar sessão

Tem a certeza que pretende terminar a sua sessão?